O uso de energia solar fotovoltaica está em crescimento, sendo Santa Cataria o 6º estado do Brasil com maior potência instalada de sistemas de geração distribuída, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR – 03/2020). Isso porque sua aplicação traz diversos benefícios, como a redução de custos, sustentabilidade e a proteção financeira contra aumentos recorrentes das tarifas de energia elétrica.
Pensando no assunto, preparamos este artigo para você entender melhor sobre como funciona essa fonte de energia e por que contar com uma empresa especializada na hora da instalação. Além disso, você saberá como o nosso país é propício para implementá-la e como a população perde essa oportunidade. Confira tudo isso na sequência!
Como funciona o sistema de energia solar?
Existem dois tipos de sistema, os térmicos e fotovoltaicos. O primeiro é ideal para aquecer ambientes industriais ou água. Já o segundo serve para a produção de eletricidade, reduzindo a carga das usinas hidrelétricas e térmicas.
Com relação à energia fotovoltaica, ela funciona por meio da radiação solar, que emite partículas de luz (os fótons) para os módulos com células semicondutoras que as absorvem, gerando corrente elétrica e distribuindo para o imóvel.
Os elementos básicos para seu desempenho são:
- módulo fotovoltaico: responsável por captar e gerar a energia para todo o sistema. É considerado o coração da energia solar;
- inversor: é o cérebro do sistema, que regula e adequa as características da energia gerada pelos módulos com a utilizada pelos equipamentos na edificação;
- string box: caixa de proteção instalada entre os módulos e o inversor, que permite o desligamento do circuito em caso de manutenção, além de garantir a segurança dos equipamentos em caso de distúrbios na sua operação.
O Brasil tem potencial para geração desse tipo de energia?
Mesmo que apenas 1,5% de toda a matriz energética do Brasil seja solar, o país ainda apresenta um grande potencial para sua efetivação como fonte renovável de energia elétrica. Para você ter uma noção, o nosso território tem 40% mais radiação solar que a 4ª maior produtora de energia solar fotovoltaica do mundo, a Alemanha, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA – 2019). Mesmo assim, a Alemanha ainda apresenta uma potência instalada cerca de 20 vezes maior que o Brasil.
Segundo o INPE — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais —, os brasileiros recebem cerca de 15 milhões de terawatts-hora por ano. Isso significa que dá para aproveitar bastante essa insolação por meio de tecnologias que a converta em eletricidade para as residências, empresas ou campo.
Por que contratar uma empresa especializada para a instalação?
Apesar de a instalação ser rápida e simples, exige pessoas capacitadas para a sua realização, uma vez que envolve riscos com choques elétricos, quedas do telhado etc. Além disso, uma implementação incorreta pode danificar os aparelhos eletrônicos do imóvel.
Por isso, é importante contratar uma empresa especializada, pois há garantia de que o serviço será feito com eficiência e sem transtornos, já que os envolvidos nessa operação possuem treinamento, experiência e os equipamentos certos.
De fato, o sistema de energia solar poderia ser mais aproveitado no Brasil, pois o país atende perfeitamente às necessidades do seu funcionamento. Se você ficou interessado em instalar um na sua casa ou negócio, é preciso analisar as empresas que ofereçam esse tipo de serviço, para não ter problemas futuros.
Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários!