A utilização de energias sustentáveis é um assunto muito debatido quando envolve a matriz de energia elétrica do mundo. Existem inúmeras fontes renováveis que entram nessa pauta, uma delas é a que utiliza nossa maior estrela, o sol. Para saber se é ideal para você, é importante conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar.

Pensando nisso, separamos o que você deve considerar na hora de comprar a sua. Afinal, investir na sua própria geração de energia parece uma boa ideia, mas surgem muitas dúvidas antes da aquisição. Confira, a seguir, algumas informações que ajudarão nesse processo de escolha.

O que é a energia solar?

Proveniente da luz do sol, é o resultado da transformação em energia térmica ou elétrica, que é utilizada para as mais diversas finalidades. Isso significa que qualquer imóvel, até mesmo uma pequena casa, pode optar por ter esse tipo de energia.

Para sua formação, existem dois sistemas, o heliotérmico e fotovoltaico. Nesse último caso, as células fotovoltaicas são desenvolvidas com materiais semicondutores — geralmente o silício. Quando exposta à luz solar, os elétrons absorvem as partículas presentes na luz, chamada de fótons, e gera eletricidade, que é distribuída para toda a propriedade.

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

A energia solar ainda está em crescimento em nosso país, e como tudo na vida, esse tipo de recurso também tem seus dois lados. A seguir, confira algumas vantagens e desvantagens sobre esse gerador de energia.

Vantagens

Economia significativa

A energia solar é a fonte mais barata. Isso porque ela é gratuita, uma vez que não é necessário nenhum centavo para produzi-la, pois é um recurso da natureza. Desse jeito, ajuda o consumidor a poupar dinheiro com a redução dos custos da fatura de luz.

Alto retorno do investimento

Você consegue obter retorno sobre o valor investido no sistema de geração de energia fotovoltaica. Além disso, os imóveis que têm estruturas como essa são valorizados em até 10% a mais no momento de vendê-lo.

É sustentável

Essa é uma das vantagens que merecem destaque, pois, diferente das hidrelétricas, por exemplo, a energia solar não requer grandes espaços para sua produção, o que evita processos de desocupação de regiões naturais. Outro fator importante é que não polui a atmosfera, pois não emite agentes poluentes.

Alta durabilidade e baixa manutenção

Considerando que os painéis fotovoltaicos não têm peças móveis para serem desgastadas e trocadas em um curto período, funcionam até 30 anos, quando bem instalados e projetados.

Para deixá-lo em atividade por todo esse tempo, é necessário apenas manutenções preventivas. A principal delas, que pode ser feita pelo próprio usuário, é a limpeza dos módulos quando estiverem muito sujos, com excremento de pássaros, por exemplo.

Desvantagens

Custo de aquisição

A notícia ruim é que as placas fotovoltaicas são caras. Por isso, a maioria dos consumidores que compram são economicamente mais ricos. No entanto, se for parar para pensar, o investimento é razoável considerando a vida útil e a economia que gera.

Fonte intermitente

Ser intermitente significa que a energia solar não é contínua, por diversos fatores incontroláveis. Um deles, por exemplo, é que não há geração de luz durante a noite, assim como em dias chuvosos e nebulosos a geração de eletricidade é alterada, mesmo que pouco. Portanto, demanda uma bateria para armazenar energia ou uma rede que injeta em forma de créditos o que é produzido e não utilizado no momento.

Mudança na estética da propriedade

As placas fotovoltaicas que vão em cima dos telhados podem mudar a fachada da propriedade. Para contornar isso, o ideal é implementá-las com um projeto arquitetônico e elétrico. Isso porque, além da estética, é necessário pensar na angulação dos painéis para captar bem a radiação do sol.

Afinal, vale a pena investir nesse tipo de energia?

A reposta é: depende. Isso varia de acordo com a sua necessidade. Se você não quer mais depender de companhias elétricas e quer ter sua própria geração de energia para realizar suas tarefas rotineiras economizando, é muito interessante. Em comparação com outros recursos renováveis, tem mais consistência e previsibilidade.

Além disso, se você quer investir em algo, a energia solar é uma boa ideia. Enquanto outras formas de energia, como o petróleo, se acabarão um dia, a energia solar continuará, pois é inesgotável.

Considerar as vantagens e desvantagens da energia solar é importante para entender se é uma boa escolha para si próprio. A cada dia as pessoas e empresas vêm adotando esse tipo de sistema pelos seus inúmeros benefícios. Assim, quando optar pela sua utilização, basta estabelecer seu orçamento e o que precisa.

Ficou interessado em implementar a energia solar na sua propriedade? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Temos projetos personalizados que atendem às suas necessidades.

 

Compartilhe:

Voltar ao blog