O Brasil tem uma incidência solar bem significativa. Os números mostram a região Sul do país tem de 5 a 7 horas de insolação por dia. Essa energia emitida diariamente pelo Sol em uma área de um metro quadrado (14 a 16MJ) corresponde ao equivalente a 350g de petróleo, 370g de diesel ou 450g de carvão!
Os sistemas fotovoltaicos já são realidade no Brasil, com mais de 150 mil residências utilizado de seus benefícios, além de comércios, indústrias, propriedades rurais e condomínios. Além disso, contribui para a sustentabilidade, economia e redução das perdas na rede elétrica.
Pensando nisso, separamos algumas questões para tirar suas dúvidas em relação ao assunto. A seguir, você entenderá qual a importância da energia solar, como funciona sua instalação e manutenção, quanto custa e por que contar com uma empresa especializada nesse mercado. Confira!
Entenda qual a importância da energia solar
Além do meio ambiente sair ganhando com a energia solar – uma vez que não produz resíduos poluentes –, você também aproveita os benefícios ao economizar na hora de pagar a conta de luz.
Isso significa que, ao contrário da energia elétrica fornecida pelas companhias, a energia gerada pelo sistema fotovoltaico é de fonte gratuita (sol), gerando redução num custo fixo que cresceu 69% no ramo residencial desde 2010 segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energias Elétrica). A instalação do sistema solar fotovoltaico gera economia independentemente do número de pessoas que moram na casa ou das atividades realizadas com aparelhos eletrônicos no dia a dia.
Conheça o funcionamento da energia solar residencial
Na prática, são colocados módulos fotovoltaicos no telhado da casa, que recebem a luz do sol e a convertem em eletricidade. A princípio, a corrente que circula nos módulos é contínua (CC), diferente da utilizada por nós em eletrodomésticos e equipamentos. Por isso, depois de passar por equipamentos de proteção, a energia passa por um inversor, que a converte para corrente alternada, de acordo com as características da energia do local, para distribuir no imóvel. Para esse processo, damos o nome de sistema fotovoltaico.
Caso a sua residência gere mais energia do que consome, esse extra é convertido em uma espécie de crédito, que dura até 60 meses e serve para abater seu consumo nos períodos com pouca ou nenhuma geração, como dias nublados, chuvosos e no período noturno. Nessas situações, você continuará recebendo luz, que é fornecida pela distribuidora.
Saiba quanto custa a instalação do sistema fotovoltaico
O investimento inicial para sua instalação pode parecer um pouco caro. Em média, um sistema de qualidade custa em torno de R$ 15 mil, com tudo incluso. No entanto, esse valor pode variar conforme o projeto, que considera fatores como a localização, tipo de ligação da edificação e do telhado, consumo mensal, se há rede elétrica, quais equipamentos serão utilizados etc.
Contudo, para quem tem interesse em gerar sua própria energia renovável, já existem financiamentos subsidiados pelos bancos. Além disso, o retorno sobre a aplicação varia conforme o preço da energia elétrica de cada região, tendo em vista que sua vida útil é de mais de 25 aos.
Lembre-se da manutenção
Quando bem cuidado, você pode aproveitar o seu sistema fotovoltaico por décadas. É importante fazer manutenções uma ou duas vezes ao ano com relação à limpeza, a depender do lugar (se não chove ou há muita poluição).
No caso dos inversores, a garantia de fábrica dura em torno de 5 anos, com modelos específicos que podem chegar até 15 anos. Em geral, dificilmente será necessário fazer trocas, pois os painéis não possuem peças móveis, que costumam sofrer desgastes mecânicos.
Escolha uma boa empresa para instalar esse tipo de energia na sua casa
Para que o seu sistema fotovoltaico funcione corretamente, é necessário escolher uma empresa com experiência de mercado. Projetos assim demandam conhecimentos específicos para que tudo saia em conformidade e atenda às suas necessidades.
Uma boa opção é a empresa Volts, que já instalou mais de 2000 módulos em residências, prédios, condomínios, entre outras edificações, utilizando equipamentos de ponta e garantindo a sua satisfação por meio de serviços personalizados.
Como você pôde ver, produzir sua própria eletricidade não é difícil e investir em energia solar residencial é uma ótima solução para quem não quer mais depender de concessionárias. Contudo, é indispensável contratar uma empresa especializada, para evitar perigos e ser ecologicamente correto, além de economizar.
Quer verificar a viabilidade de um projeto na sua casa? Então entre em contato conosco e faça a sua solicitação!