Existem diversos fatores que agregam valor às propriedades. A valorização de imóveis com sistemas fotovoltaicos é um deles. Isso porque o mercado imobiliário exige uma variedade de agentes para aumentar o preço da venda, e a energia solar oferece quase que completamente todos eles.

Para se ter ideia, uma residência que produz a própria eletricidade, com certificação, pode ser valorizada pelo menos 10%. Os motivos para isso são: redução dos custos de operação, consciência ecológica, independência energética, maior qualidade da edificação, aumento do valor do aluguel, obtenção de incentivos fiscais, entre inúmeras outras vantagens.

Para se ter ideia, uma residência que produz a própria eletricidade, com certificação, pode ser valorizada pelo menos 10%. Os motivos para isso são: redução dos custos de operação, consciência ecológica, independência energética, maior qualidade da edificação, aumento do valor do aluguel, obtenção de incentivos fiscais, entre inúmeras outras vantagens.

Mas não é só isso. Para saber mais, separamos algumas informações para entender o que interfere na hora da negociação do seu imóvel com relação à energia renovável. Acompanhe até o final!

Por que instalar energia solar fotovoltaica?

Proveniente do sol, os sistemas fotovoltaicos são excelentes opções para quem prioriza a economia, meio ambiente ou mora em locais isolados, sem rede elétrica. Isso significa que qualquer casa ou organização pode optar pela sua utilização, pois não afeta em nenhuma atividade rotineira das pessoas.

Como acontece a valorização de imóveis com sistemas fotovoltaicos?

Os investidores priorizam, e muito, a economia, justamente o que essa energia oferece. Pela eletricidade vir exclusivamente da natureza, é gratuita e inesgotável. Além disso, é preciso apenas algumas manutenções preventivas, concentrando o custo apenas durante a sua implantação.

Por isso, na hora da venda, os painéis solares valorizam qualquer imóvel, pois o retorno do novo morador é rápido com essa economia real e expressiva.

Outro fator refere-se ao fato de que muitas pessoas já mudaram os seus hábitos de consumo em prol do meio ambiente. Para entrar em concordância com esse novo estilo de vida, a energia solar é essencial, afinal, a natureza e o cotidiano devem se integrar, sem agressividade.

Ainda, a autonomia é um aspecto levado em consideração. Imagine não depender mais de concessionárias que, em alguns cenários, aumentam a conta de luz ou ocorre um blecaute sem aviso. Pensando nisso, quanto mais liberdade o consumidor tiver dessas condições externas, maior será o valor agregado.

Como a instalação correta ajuda a valorizar a propriedade?

Todo processo que requer conhecimentos específicos necessita de uma equipe técnica especializada envolvida, para não correr riscos com relação a choques ou perdas de aparelhos eletrônicos posteriormente. Esse é o caso de um projeto de implementação do sistema solar no seu imóvel. Por isso, não tente realizá-lo sozinho.

Antes de mais nada, é preciso um estudo de viabilidade, que apenas um engenheiro pode fazer. Esse profissional considera o consumo energético para estimar os tipos de equipamentos que serão utilizados, assim como o tamanho deles. A partir disso, são feitos testes para só depois começar a operação de maneira eficiente.

Se a valorização de imóveis com painéis solares é tão grande, então por que não os implementar o quanto antes no seu? Além de ser um bom investimento a longo prazo, traz diversos benefícios, que você já conheceu ao longo deste artigo. Não perca mais dinheiro e procure uma empresa com experiência no mercado.

Gostou do post? Aproveite para o compartilhar nas suas redes sociais com seus amigos. Dissemine essa ideia!

Compartilhe:

Voltar ao blog